Monthly Archive 26 de janeiro de 2019

Facebook exclui postagem de coordenador do MPL

O Coordenador do Movimento Policiais Livres no Rio de Janeiro, Fábio Almeida, Inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, também conhecido como Fábio Patriota, teve uma de suas postagens excluídas do Facebook por, supostamente, violar os “Padrões da Comunidade”.

A publicação, que repercutia entrevista do deputado eleito Kim Kataguiri à Jovem Pan, foi feita em 13 de dezembro de 2018, mas o bloqueio aconteceu há apenas poucos dias. A mensagem foi postada no grupo fechado SINDPOL – Rio de Janeiro, um grupo fechado, com acesso permitido apenas para policiais civis, com cerca de 1100 membros.

Como se pode ver, não há nada demais na mensagem que poderia ensejar a sua exclusão. A única coisa que podemos concluir é algum membro do grupo, covardemente, sinalizou a publicação como imprópria. Percebe-se que a possibilidade de modernização da investigação criminal e a adoção do ciclo completo de polícia está incomodando certas pessoas na polícia, que querem manter as coisas como estão. Você, leitor, está satisfeito com os níveis de resolução de crimes no Rio?

Por conta da exclusão de sua postagem, Fábio está impedido de postar no Facebook por aproximadamente um mês.

É uma pena que o Facebook esteja se afastando do ideal de uma ágora, onde todos podem emitir suas opiniões, para uma plataforma mais fechada e controlada, onde algorítimos incompreensíveis e moderadores ideologicamente compromissados têm a última palavra sobre o que pode nela ser dito, apoiando-se em termos de serviço com expressões vagas como “violação dos padrões da comunidade”. Só resta a nós apoiarmos plataformas alternativas que deem mais valor à liberdade de expressão. Essa também é uma das razões pela quais sentimos necessidade de construir nosso próprio site.

Não é a primeira vez que colegas policiais tentam impedir o inspetor Fábio de se expressar livremente. Em outubro de 2016, Fábio foi punido com 45 dias de suspensão, por postar no mesmo grupo, fechado, críticas sobre a estrutura da polícia civil e ao cargo de delegado. Fábio foi acusado de insubordinação e desrespeito a superiores hierárquicos no Facebook. Em outubro de 2018, a referida punição disciplinar foi derrubada pela desembargadora Sirley Biondi, da 13a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para ela, o policial tem direito à liberdade de manifestação do pensamento. Nós, do MPL, obviamente concordamos com a desembargadora.

Abaixo, segue o trecho da entrevista que alguns não querem que os próprios colegas policiais civis conheçam:

Entrevista de Kim Kataguiri ao Jornal da Manhã JP, 04/11/2018
Entrevista completa: https://youtu.be/ptyyK-6WbBg

GARCIA, PF e Coordenador Nacional do MPL

,